Projetos de Extensão

MUSEU HISTÓRICO ITINERANTE – MUH 4.0

Coordenação: Leandro Hecko


Este Projeto de Extensão, nesta quarta edição, busca atender públicos diversos oriundos
das escolas públicas e privadas da Educação Básica do município de Três Lagoas e
outros da região que manifestem interesse. Tendo acumulado, frente às edições de 2018
e 2019, cerca de 100 peças de valor didático para as áreas de História e Arqueologia,
conta-se com itens significativos das seguintes culturas: Egito Antigo, Grécia Antiga,
Tiwanaku, Mesoamérica Pré-Colombiana e História do Brasil. Desta forma, serão
montadas exposições nas escolas ou espaços da UFMS com o intuito de receber o
público visitante supracitado, colaborando com a divulgação do curso de História, bem
como da UFMS, no seio da comunidade a qual a acolhe. Como alternativa, também
podem ser feitas intervenções específicas em aulas de professores de História, conforme
parcerias e solicitações feitas à coordenação do projeto. Por fim, na proposta aqui
elencada, buscamos solidificar as ações do MuH rumo à constituição de um Programa
de Extensão, o que é o intuito futuro desta ação.

Contato: leandro.hecko@ufms.br


TEATRO GREGO NAS ESCOLAS: CONHECENDO A ANTIGUIDADE

Coordenação: Dolores Puga

EDITAL UFMS/PROECE Nº 376/2022 – EXT/PROECE-2023
*Projeto de extensão cadastrado – Profa. Dra. Dolores Puga

PERÍODO: 15/03/2023 a 15/08/2023

PROPOSTA:
A proposta visa construir um diálogo de acadêmicos do curso de História com os
alunos do ensino médio do Colégio Unitrês Objetivo. Primeiramente, na preparação dos
estudantes de História para a formulação de minicursos nas escolas sobre mitologia do
século V em Atenas, sobre o tragediógrafo Eurípides e a obra teatral “Medeia”, acerca
do período histórico em questão, sobre o funcionamento dos festivais de teatro e
também sobre a geografa da região da Ática na antiguidade. Em um segundo momento,
a apresentação da peça teatral “Medeia” de Eurípides no Anfiteatro maior da
UFMS/CPTL, uma tragédia grega, contando com a participação não apenas dos
acadêmicos, mas também dos alunos do ensino médio da escola.
Formaliza-se uma ideia conjunta para a participação dos acadêmicos de História
e alunos das escolas em atividades eletivas instigantes, que tradicionalmente não teriam
em sala de aula, estimulando a participação em itinerários formativos no ensino médio
que não apenas incentivam a cultura, a expressão corporal e o conhecimento da arte e da
literatura na antiguidade, mas também fomentam o diálogo entre as diversas áreas das
ciências humanas – uma vez que prevê o contato com a Arte, a História, a Literatura, a
Geografia, a religiosidade no mundo antigo. Essa perspectiva movimenta as áreas de
diversos professores da escola os quais poderão usufruir do projeto para auxiliarem nas
atividades propostas pelos acadêmicos nos minicursos – atividades criativas e cativantes
que se relacionam com as exigidas pelos órgãos governamentais. Fomenta, entre os
acadêmicos do curso de História, reflexões acerca da formação dos alunos da escola,
proporcionando um debate necessário sobre as questões que mais precisam de enfoque
educacional e abrindo possibilidades para propostas futuras de ação universitária como
deste atual projeto para continuar a busca de enriquecimento no ensino e na cultura das
escolas da cidade.

Contato: dolores.puga@ufms.br

“REVISTA ELETRÔNICA TRILHAS DA HISTÓRIA: UM SERVIÇO ÁS COMUNIDADES ACADÊMICAS

A Revista Trilhas da História, periódico vinculado ao curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, completou em julho de 2021 uma década de contribuições para a pesquisa histórica em Mato Grosso do Sul. Seu propósito, desde o primeiro número, foi de atuar como uma via de mão dupla para a divulgação das pesquisas e atividades produzidas por docentes e discentes do curso de História do CPTL, ao mesmo tempo em que se oportuniza ao público nacional uma possibilidade de divulgação científica de qualidade, pautada em ética e compromisso profissional. O projeto pretende construir uma base de apoio organizacional de atendimento à UFMS e à comunidade acadêmica externa, incorporando docentes e discentes para a manutenção da revista, fomentando um canal de publicações e comunicação entre a UFMS e as diversas instituições acadêmicas do país.”

Contato: dolores.puga@ufms.br