Dossiê: (Des)Caminhos do Ensino de História no Brasil
“A história do ensino de história é marcada por intervenções e preocupações estatais no que se refere ao que deve ou não ser ensinado nas aulas de história. Da promoção da disciplina à condição de elemento fundamental na construção da identidade nacional, ao papel revolucionário da história dentro e fora das salas de aula, o cenário atual aponta o medo de setores que se sentem ameaçados pelo pensamento crítico, protagonista de aulas de história do ensino fundamental, médio e superior. Nesse contexto de vigia, o ensino de história, e os estudos históricos como um todo, têm sofrido ataques que ora visam regular sua forma, a exemplo das propostas do Programa Escola sem Partido, ora procuram varrer a disciplina dos currículos escolares. O dossiê “(Des)Caminhos do Ensino de História no Brasil” tem como objetivo reunir artigos que problematizem os desafios enfrentados pelo ensino de história no Brasil, no passado e no presente, em função de seu potencial crítico e tranformador.”
Organizadores(as) do dossiê: Profª. Drª Cintia Lima Crescêncio (UFMS/Campus de Três Lagoas) e Prof. Dr. Leandro Hecko (UFMS/Campus de Três Lagoas)
Data limite para recebimento de contribuições: 01/09/2017
Previsão de publicação: dezembro/2017 – Volume 7, Número 13.
Pode-se enviar também artigos livres e textos para as seções de Ensaios de Graduação, Resenhas e Fontes.
Endereço eletrônico para realizar as submissões e conhecer as normas para publicação: http://www.trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/RevTH/
Email: trilhasdahistoria@gmail.com