Objetivos do projeto
A proposta deste projeto, intitulado “Ciclo de Palestras 2023: Ensino de História entre (re) formas e resistências”, é debater sobre as últimas transformações curriculares e estruturais instauradas na Educação Básica em geral e inerentes a prática e ensino de História. A partir de quatro mesas de debate distribuídas ao longo do segundo semestre de 2023, uma em cada mês, o evento propões apresentar temas candentes a reforma do Ensino Médio e seus impactos formativos, curriculares e nas experiências docentes. E para sua realização o projeto contará com a participação de docentes e pesquisadores de distintas universidades do país, bem com professores e alunos da rede básica de ensino.
Desde sua aprovação, a partir da lei 13.415/2017, a reforma do Ensino Médio tem concentrado aproximações e distanciamentos no que tange a seu aceite, bem como desdobramentos no chão das salas de aula. Conjuntamente, a enfim aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2020, após uma longo e controversa caminhada de debatem tem mobilizado distintos segmentos formativos, das escolas as universidades a respeito de seus avanços, entraves e problematizações. Ambas, conjuntas e intrinsicamente conectadas formaram um espetro central de alteração nas dinâmicas educacionais brasileiras que, implementadas em todas as escolas públicas e privadas do país, estão longo de encerrar o ciclo de debates e encaminhamentos sobre mudanças que até o momento ainda não podem ser totalmente corroboradas ou mesmo postas em práticas devidos as próprias problemáticas do Brasil e de uma longa trajetória de questões ligadas ao ensino. Assim, o evento em voga busca contribuir com um debate ainda atual e andamento sobre as implicações de tais transformações no Ensino de História, da formação as experiências apreendidas nos espaços educacionais.
A temática central faz-se necessária por uma pluralidade de motivações. Primeiramente, entendermos que as nuances que envolvem tal tema ainda são atuais e estão permeadas pelos “elementos de seu tempo”, sendo necessários problematizarmos melhor suas implicações e impactos não somente no currículo, mas na formação e condição docente. Conjuntamente, o período pós pandemia ampliou estes horizontes de debate, trazendo novos movimentos e olhas que atualmente pedem por mudanças, estando o debate justamente emaranhado entre a total revogação ou reformulação do chamado “Novo Ensino Médio”. Apontamos também a necessidade de trazermos este debate para nosso campus e instituição, visto que o mesmo é central para formação de nossos alunos, bem como por seu caráter interdisciplinar.
Debater sobre as reformas na Educação Básica ocorridas nos últimos anos e suas implicações estruturais na prática docente do ensino de história, problematizando sobre os atuais debates ocorridos em relação aos impactos curriculares, formativos e inerentes a prática da disciplina história.
Entender o chamado “Novo Ensino Médio”, suas propostas e concepções; Trazer o debate atualmente existente sobre suas implicações e limites para a prática docente; Apreender suas relações e desdobramentos com a BNCC; Realizar um balanço dos vinte anos da aprovação da lei Lei 10.639; Fornecer subsídios para/na formação docente de nossos estudantes e profissionais em atuação.